quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Metodologia EAD Texto 03: Um caso na Psicanálise: A morada do saber é o inconsciente

Para Lacan, já nascemos com o saber, ele é, pois, inato .A morada do saber é o inconsciente . Ao trabalhar-se um determinado tema, o inconsciente flui o saber, simboliza o tal conhecimento .Então, compreende-se que é necessário uma orientação, uma mediação da parte do mestre para com o aluno, para que esse desenvolva habilidades e possa fazer uso de símbolos – a linguagem – para identificar tal saber que já possui.

A figura do MAIS UM, no Cartel, tem funções muito semelhantes às funções da figura do tutor em EAD. Ele vai participar do grupo de estudo – o cartel – e também aprender ainda mais sobre o tema escolhido, ao mesmo tempo em que incentiva a cada um do grupo. O tutor media a aprendizagem, suscita em cada aluno o saber que já lhe cabe. O tutor incentiva os membros do grupo de estudo a buscarem as respostas plausíveis a cada tema abordado, tendo sempre em mente que o saber produzido nunca vai estar completo, que o grupo nunca vai saber tudo. Sempre vai faltar algo mais para saber. O Cartel implica a transmissão do saber na Psicanálise, porque o trabalho próprio da Escola em sua relação com a verdade, passa pelo cartel. No cartel o grupo se reúne em torno de um tema, onde não existe o professor que transmita o saber, mas cada um produz o seu próprio produto; o professor é o MAIS UM. 

Assim, o próprio funcionamento do cartel tem, como efeito, a emergência do sujeito. Em EAD, o aprendizado se processa de igual modo . Reunimo-nos em torno de um mesmo tema; cada um de nós produz nosso próprio produto. Não existe o professor para transmitir o saber; o tutor em EAD é o MAIS UM. Ele apenas nos orienta, como no cartel. Na Psicanálise, o papel do mestre é orientar o aluno a encontrar as respostas que procura; respostas estas que estão em seu inconsciente, pois através da linguagem, a verdade começa a se instalar. A proposta do Cartel é a de uma elaboração sustentada dentro de um pequeno grupo, dentro de uma estrutura que visa se diferenciar da organização dos grupos em torno de um líder ou mestre. O saber do mestre é para ser aprendido, admirado ou tomado como um modelo de identificação. Se o MAIS UM é tomado no lugar do detentor de um saber pronto a ser adquirido, teremos as famosas “crises de cartel”. O resultado do saber só pode ser obtido se colocar os quatro na posição de MAIS UM. Essa lógica indica que não há produção de saber se o trabalhador não estiver na posição de “MAIS UM”. 

Por: Alessandra Ferreira Gonçalves, Diego Buffolo Portinho, Márcia Hildilene Mathielo de Freitas, Regina Rosa Puppin e Telma Novaes Barbosa Cruz - Pólo UAB - Cachoeiro de Itapemirim-ES.


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