quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Metodologia EAD Texto 02: Método Socrático e o Ensino em EAD

Fundamento inquestionável da Filosofia, o método de ensino de Sócrates, a mauêutica, consiste em “retirar” daquele que deseja aprender a verdade que se “esconde” meio a crendice, pseudo-verdade, arrogância intelectual e no senso comum que segundo Sócrates, vamos absorvendo e reproduzindo no decorrer da nossa vida intelectual e a que, ousadamente, chamamos de conhecimento.

Pura ilusão!

O método socrático que consistia em aprofundar os questionamentos daquele que julga saber, através do processo em que uma resposta dá origem a uma nova pergunta, essa por sua vez, de maior intensidade reflexão, objetiva “forçar” aquele que julgava ser o possuidor do conhecimento a admitir e comungar daquela que foi chamada de “a máxima socrática”, sei que nada sei. Ou seja, aos poucos o pretenso sábio vai percebendo que aquilo que ele chama de conhecimento adquirido, não passa na verdade, de uma ilusão de saber , utilizando método indutivo. E aos poucos por ser questionado, incessantemente, ele percebe isso. Assim fazia Sócrates.

Precisamos considerar, no entanto, que um método como esse, requer daquele que se dispõe a enfrentá-lo muita disciplina, empenho e acima de tudo, determinação, afinal de contas essa pessoa vai se tornar o artífice principal do seu próprio aprender, em outras palavras podemos dizer que trata-se de um método de aprendizagem que depende totalmente do interesse do aluno pelo processo.Ele tem que querer questionar-se.

Algo semelhante acontece no sistema de ensino EAD, onde o aluno depende do seu empenho, disciplina e determinação, para entender o que lhe é proposto e que, da mesma maneira que no método de Sócrates o provoca inquieta e possibilita que o conhecimento verdadeiro, que no fundo é o seu interesse em aprender o que está sendo exposto, seja de fato adquirido.

Tanto método socrático, quanto no ensino em EAD o necessário é que o aluno se dedique e se entregue por completo ao processo de ensino através do engajamento pessoal o que nos faz chegar ao grande critério necessário para absorção de ambos os métodos que é o índice de adesão.

Por: Alessandra Ferreira Gonçalves, Diego Buffolo Portinho, Márcia Hildilene Mathielo de Freitas, Regina Rosa Puppin e Telma Novaes Barbosa Cruz - Pólo UAB - Cachoeiro de Itapemirim-ES.

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