A psicanálise dos Contos de Fadas

Há alguns anos, percorri pelo escrito "A Psicanálise dos Contos de Fadas", de Bruno Bettelheim. Fiquei fascinado pela possibilidade de recorrer a psicanálise para compreender muitos elementos subjetivos pertencentes a essa tipologia textual.

Na oportunidade, compartilho alguns trechos a serem destacados, após a leitura esta fantástica obra:

“A sabedoria é conseqüência de uma profundidade interior, de experiências significativas que enriquecem a vida da gente. Um reflexo de uma personalidade rica e bem integrada”.

“Os contos de fada ajudam a criança a compreender a natureza de sua situação oferecendo-lhe idéias que lhe dão coragem de lutar contra as suas dificuldades e fortalece as esperanças de uma resolução bem sucedida das mesmas.”

“De fato, os caçadores aparecem freqüentemente nos contos porque se prestam bem para projeções. Toda criança deseja algumas vezes ser um príncipe ou uma princesa e às vezes, no inconsciente, acredita que é, apenas estando temporariamente rebaixada pelas circunstancias. Há tantos reis e rainhas nos contos de fada porque a posição deles representa um poder absoluto, como o que os pais parecem possuir sobre os filhos. Por isso a realeza nos contos de fada representa projeções da imaginação infantil, bem como o caçador”.

“Se nos tornamos um ser humano completo, realizado em todas as potencialidades, 1uando, além de sermos nós mesmos, somos capazes ao mesmo tempo de sermos nós mesmos com o outro e nos sentimos felizes por isso. A aquisição deste estado envolve os níveis mais profundos de nossa personalidade. Com qualquer transformação que toca o âmago do nosso ser, há perigos que temos que enfrentar com coragem e problemas presentes que temos de dominar. A mensagem das estórias é que temos que abandonar nossas atitudes infantis e adquirir outras maduras se desejamos estabelecer o elo intimo com o outro, o que promete felicidade permanente para ambos”.

“Os contos de fada a diferença de qualquer outra forma de literatura, dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação, e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter”.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fada. 14.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000