quinta-feira, 8 de julho de 2010

Texto 02 - A Relação Ciberespaço X Eudigital@net.com

As Novas Tecnologias trazem muitos benefícios  as práticas culturais, sendo o homem por natureza um ser social que produz cultura e essa é passada através da educação formal e ou não formal, a máquina pode ser produtora de subjetividade.
" O computador é uma máquina de cognição" (LÉVY PIERRE). Segundo Pierre Lévy a cognição é produzida pelo agenciamento homem/máquina, a partir dos efeitos inventivos registrados. Ainda é sabido e importante notar que tanto no espaço digital ou na vida real a sociedade vai ser composta por pessoas bem intencionadas e outras nem tanto, o que faz com que o Ciberespaço seja um território perigoso e requer muita atenção e cuidado, principalmente para uma geração que não sabe o que é viver sem o uso do computador e da internet. E muitas vezes esses indivíduos não tem vivencias e relacionamentos anteriores e nem o terão pois eles em sua maioria acontecem via web. Ainda na concepção de CELSO ANTUNES:
" A Internet é mais que uma nova mídia, é a mais importante da chamada Era da Informação _ trata-se de uma ferramenta a serviço de uma revolução no ensino e na vida das pessoas. Enfocando a atuação do ele   pode, por exemplo, mostra aos jornais que a informação tem diferentes abordagens cognitivas, seja observando uma tela, apreciando um texto, uma animação ou um áudio, assim sendo esse mundo digital é inegável Observando-se que as distintas formas com que os alunos utilizam computadores, desenvolvem uma relação criadora e inventiva, podendo ter outras concepções de aprendizagem que contrariam os métodos e processos da escola tradicional eles também o fazem para conhecer pessoas e ampliar suas redes sociais antes mais restrita e controlada pelos pais ou familiares, e agora quase que sem controle algum. Assim a máquina na sua relação com o homem, se torna um campo de criação de cognição, e faz com que o homem, seja membro de uma aldeia global onde se fala todas as línguas, todos podem se relacionar e cada um e todos são considerados da tribo “eudigital@net.com”, apesar de um grande número de pessoas e informações estarem interligadas a relação em seu ato acontece dada do “eu” pessoa que no momento que está utilizando a máquina se isola do resto dos familiares e dos demais que estiverem presencialmente próximo dele para sozinho relacionar-se digitalmente, tendo a oportunidade de ter um outro “eu” que pode ser o que ele quiser, assim essa relação social no ciberespaço é extremamente fascinante a todos. Pois nesse meio social diferente do que temos na vida real, podemos tudo, você quer você pode, o eu passa a ser no ciberespaço o eudigital@net.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário