quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mídias na Educação: Publicação de Post Texto 01-Efeitos nocivos das Redes Sociais na constituição do sujeito

Nos últimos anos, a internet tem se consolidado como umas das principais ferramentas de comunicação em todo o mundo. Nesse contexto, aliado ao acelerado ritmo de vida que dita o tempo do homem pós-moderno, as redes sociais configuram o cenário perfeito ao permitir interatividade entre os usuários para as mais distintas finalidades de trabalho, entretenimento, relacionamento, entre outros.
Em matéria publicada na revista Veja, edição 2120,de 08/07/2009,as redes sociais são apontadas com uma audiência mensal de usuários na casa dos 29 milhões. Interessante ressaltar que em nenhum outro país tais redes on line tem alcançado uma marca de tamanha magnitude como no Brasil.
Dentre as principais redes sociais utilizadas, destacam-se o orkut, twitter, facebook e sônico em virtude das mais variadas finalidades apresentadas. Assim, em decorrência da acessibilidade e das possibilidades de comunicação imediata e sem custos, é comum observar pessoas que dispõem de inúmeros contatos virtuais, mas que pouco convivem ou estabelecem relações afetivas.
Tal fenômeno tem causado um profundo sentimento de mal estar na civilização, já preconizado pela psicanálise, quando não coloca o usuário numa perigosa condição de superexposição.
Uma vez que a internet revolucionou conceitos e rompeu paradigmas quanto à noção de tempo e espaço, as redes sociais constituíram-se como um “ciberespaço de vida social”. Ou seja: o tempo no qual as pessoas não dispõem na realidade passa a ser empregado para a convivência virtual. Assim, quando não integrado ao meio em questão, o indivíduo sente-se sozinho ou dessocializado, enfim, desconstituído.
As redes sociais passam então a assumir a função de identidade, tornando-se responsável direta pela constituição do sujeito. Sujeito esse integrado a muitos contatos, porém superficiais e despersonalizados, o que cria um sentimento de solidão emocional. Tal constatação pode ser analisada em inúmeras pesquisas produzidas pela área, resgatando a tese do sociólogo americano Robert Weiss, ao afirmar a existência da solidão emocional e social, sendo a primeira marcada pela falta de relacionamentos profundos e a segunda pelo sentimento de marginalidade e pelo não pertencimento a um grupo social.
No que refere à perigosa condição de superexposição é importante afirmar a violação de privacidade por parte do próprio usuário on line ao publicar fotos, perfis ou comentários contendo informações pessoais.
Embora este artigo tenha-se proposto a destacar os efeitos nocivos das redes sociais na constituição do indivíduo, não se pode também ignorar a imparcialidade da ferramenta tecnológica em discussão. Seus efeitos sobre o indivíduo estão diretamente relacionados a forma como é administrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário