quinta-feira, 8 de julho de 2010

Texto 03-Cibercultura e Ciberespaço

Vivemos numa sociedade em rede. Por causa disso, nos últimos anos, a palavra digital e os termos redes sociais e mídias digitais tornaram-se parte direta do vocabulário de muitas pessoas.
Redes sociais são expressões de grupos na Internet que se tornam caminho de fluxos de informação, que são repassados entre os atores que fazem parte de uma mesma rede e que vão atingindo redes cada vez mais distantes.
As atividades na rede evoluíram do simples envio e recebimento de e-mails para a era dos websites comerciais, depois, dos pessoais, e velozmente passávamos por uma revolução e evolução tamanha que muitas inovações mal foram assimiladas e já foram superadas por outras. Chegamos ao ponto em que muitos dependem única e exclusivamente da existência da rede.
O avanço tecnológico contemporâneo está transformando costumes e modos de vida, diluindo fronteiras de tempo e espaço, alterando a sociedade e, conseqüentemente, a cultura que passa a ser denominada por alguns autores como cibercultura.
A partir das interações, conexões e laços que se dão entre os indivíduos conectados pelas redes sociais on-line, vai-se formando o capital social. Este é a construção de valores dada pelas informações recebidas e transmitidas pelos atores da rede e o acesso a essas informações.
Por meio das interações que ocorrem nas redes sociais on-line, não apenas se compartilha conhecimento, mas se constrói o mesmo conjuntamente. Este é um dos princípios do conceito de inteligência coletiva defendido por Pierre Lévy, filósofo que há alguns anos vem pesquisando a cibercultura e ciberespaço.                                              
O conceito de ciberespaço e cibercultura são introduzidos pelo autor, o qual faz uma reflexão sobre estes dois paralelos, em que o ciberespaço é a comunicação virtual estabelecida através de uma rede de computadores e cibercultura aborda as implicações culturais em relação às diversas informações expostas pelos meios de comunicações, principalmente a internet.                                                                        
Pensar em ciberespaço e cibercultura é buscar entender uma nova forma de analisar a sociedade e o próprio conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário